DEBATES
Em 2020, o Festival de Fotografia de Paranapiacaba se reinventou, realizando atividades quase exclusivamente online. Em 2021 o desafio continua! As lives trazem convidados muito especiais, debatendo sobre Fotografia, Educação, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Água! Mesmo virtual, os encontros são cheios de calor humano!
NAIR BENEDICTO
11/03, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
O FFP21 dá início às suas atividades no dia 11 de março com uma convidada pra lá de especial!
João Kulcsár vai conduzir uma conversa com a homenageada desta edição do Festival: Nair Benedicto!
Jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP, em 1971. Tem sua produção fotográfica voltada para temáticas sociais, especialmente as que envolvem mulheres, crianças, populações indígenas e ecologia. Participou de várias exposições nacionais e internacionais como fotógrafa e editora, tendo trabalhos publicados em jornais, revistas e livros, tanto no Brasil quanto no exterior. Tem fotos integrando os acervos do MoMA de Nova York, do SMITHSONIAN de Washington, do MAM de SP e do RJ, do Patrimônio Histórico da Cidade de SP, da Coleção Pirelli-MASP e de vários colecionadores brasileiros e estrangeiros.
Foi uma das fundadoras da Agência F.4 e do Nafoto – Núcleo dos Amigos da Fotografia, cuja atuação permitiu a abertura de importantes espaços para a fotografia.
A importância de sua produção fotográfica – já premiada por diversas vezes na área do jornalismo – foi também reconhecida com o Prêmio Trip Transformadores 2010. Fotógrafa homenageada no FestFoto PoA de 2012, com a publicação do livro VI VER. Agraciada com Prêmio Brasil – Fotografia Especial 2017 – do Ministério da Cultura e Porto Seguro.
Atualmente dirige a N Imagens, que concentra a veiculação de seu acervo e produção, e através da qual realiza workshops e palestras no Brasil e no exterior.
DANIELE QUEIROZ
18/03, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Bate-papo com Daniele Queiroz aborda o projeto “A história é outra” sobre diferentes referências fotográficas, artes visuais, além dos processos de criação, linguagem e meios de expositivos.
Daniele Queiroz é mestra em Representações e Imaginários pela FAU-USP. Pesquisa a mobilidade das imagens no contemporâneo, através da conexão com a palavra e as diferentes linguagens artísticas. É fundadora do grupo “A história é outra”, que investiga mulheres na história da fotografia, além de co-fundadora do "Lombada", que trata de edição e publicação de trabalhos editoriais no campo fotográfico de forma coletiva. Atua como curadora-assistente de Fotografia Contemporânea no Instituto Moreira Salles. Em paralelo, sua pesquisa artística investiga o corpo - principalmente o de mulheres - em relações de resistência e sobrevivência.
CAMILA FONTENELE, ANNA CAROLINA E PRETA PRETINHA
26/03, sexta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
A fotógrafa Camila Fontenele trará a reflexão sobre gênero e sexualidade, lutas e direitos das mulheres. Anna Carolina e Preta Pretinha abordarão sobre a auto estima da mulher negra.
Camila Fontenele é artista visual, pesquisadora e, atualmente, assistente de curadoria da 3a edição de Frestas – Trienal de Artes “O rio é uma serpente" (2020/2021). Radicada na cidade de Sorocaba, mestranda no programa interdisciplinar de Estudos da Condição Humana na UFSCar e pós-graduada em Cinema, Vídeo e TV: estética da imagem em movimento no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Suas investigações são atravessadas por questões como pertencimento, o corpo gordo atrelado à imagem da baleia como fonte de cura e a possibilidade na criação de fugas e novas paisagens através dos processos de desaparição/aparição. Fez falas públicas, através da iniciativa YVY Mulheres da Imagem, no Centro de Fotografía de Montevideo (2020) e na Canon - Zoom iN Project (2019). Participou da SP-Foto Viewing Room (2020), da residência Educativa e Artística de Si pela Fundação Iberê Camargo (2020) e da II Residência Memórias Negres-Natives pela CASAMATA (2020). Participa do Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades – UFSCar. Desenvolveu o projeto Todos Podem Ser Frida (2012 até 2020), qual expôs no Museu da Diversidade Sexual (São Paulo, SP), na Unusual Art Gallery (Caserta, Itália), no Museu da Imigração (São Paulo, SP), na Espacio Gallery (Londres, Inglaterra), etc. Participou de exposições coletivas com a série 'Girls with Curves' (2017): New Femininity na Mutuo Galeria (Barcelona, Espanha), SOLOVE na Casa da Imagem (São Paulo, SP), Distort the Rules na FERi Feminista Galeri (Budapeste, Hungria).
CAMILA FONTENELE, ANNA CAROLINA E PRETA PRETINHA
26/03, sexta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
A fotógrafa Camila Fontenele trará a reflexão sobre gênero e sexualidade, lutas e direitos das mulheres. Anna Carolina e Preta Pretinha abordarão sobre a auto estima da mulher negra.
Anna Carolina e Preta Pretinha são as fundadoras do Fridas Comunica e Fotografa. O coletivo foi criando há 12 anos. As duas mulheres negras começaram nos movimentos sociais e atualmente trabalham com projetos autorais e comerciais. O Coletivo Fridas Comunica e Fotografa realiza seus trabalhos na cultura, política e eventos corporativos.
COLETIVO 7MULHERES
01/04, quinta, às 19h30
Local: Nas redes sociais do Festival
Desde 2016 este grupo estuda, reflete e produz fotografia contemporânea e a partir de 2018 se afirma política e esteticamente como coletivo, entendendo que a reflexão quando em conjunto, abre frentes para novos pontos de vista enriquecendo a discussão e assim, aprendemos que o pensamento democrático é indispensável para a criação de um corpo expandido do pensamento que se constrói acreditando na diversidade. Em fevereiro de 2019, o coletivo participa com a projeção do vídeo “Noite, paisagens imaginárias”, no Instantes Festival Internacional de Fotografia de Avintes/Portugal e, em Março, participa dos eventos: Festival Foto em Pauta, Tiradentes/MG e realiza a Exposição “Noite, paisagens imaginárias” – no 6º Festival de fotografia Floripa na Foto, no Espaço Lindolf Bell e Espaço Tralharia. Em junho inaugura a Sala experimental NEFA com a exposição dos processos de pesquisa em fotografia do Coletivo para a exposição Noite e lança a “Revista NEFA em Exposição” (1ª edição impressa e digital). Em Outubro é convidado a participar com esta mesma exposição do evento - 18ª Jornada da Maiêutica, Instituição Psicanalitica em Fpolis/SC. Em novembro do mesmo ano, recebe o convite para participar do evento “Conversas na Ouro Fino”, promovido pela Lovely House, Casa de Livro, São Paulo/SP, com o tema Fotografia em Coletivo. A exposição. “Noite, paisagens Imaginárias” é selecionada pelo Edital 2019-2020 do espaço cultural BRDE Curitiba/PR. Durante 2020, o coletivo trabalha na realização do projeto 7x7 que será lançado em breve.
Fazem parte do coletivo: Ana Sabiá, Betinha Trevisan, Dirce Körbes, Luciana Petrelli, Lucila Horn, Ro Cechinel e Soninha Vill.
Mais informações sobre o Coletivo no site: https://nefa.com.br/coletivo-7mulheres
COVID PHOTO BRAZIL
15/04, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Na programação do FFP 21, João Kulcsár conversa com Danilo Verpa, fotógrafo e editor do Covid Photo Brazil, e com os fotojornalistas Jonne Roriz e Karime Xavier, que irão contar sobre a experiência de estar na linha de frente da documentação da pandemia de Covid-19, apresentando suas visões do dia a dia do impacto da crise sanitária no Brasil.
MICHELLE BASTOS E VALDEMIR CUNHA
20/04, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Nesta live Valdemir Cunha, da Origem Editora e Michelle Bastos, da Editora Estrondo irão compartilhar suas experiências na produção de fotolivros. Na ocasião, cada editor irá apresentar cinco títulos diferentes,
COVID LATAM
29/04, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Na programação do FFP21, João Kulcsár conversa com as fotógrafas Ana Carolina Fernandes (Brasil) e Matilde Campodónico (Uruguai) e com os fotógrafos Sebastian Gil (Argentina) e Victor Moryiama (Brasil), que irão contar sobre a experiência de estar na linha de frente da documentação de diferentes aspectos sobre o andamento da Covid-19.
1 MULHER POR M2
06/05, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Dia 6 de maio, João Kulcsár vai conversar com as fotógrafas do Coletivo 1MULHERporM2. São elas: Adriana Bertini, Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fernanda Klee, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Marcia Gadioli, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott.
O Coletivo 1MULHERporM2 é formado por mulheres artistas visuais que propõem discussões sobre arte contemporânea, em que cada uma, fazendo uso de seu próprio meio de expressão e processo criativo, deve ocupar 1M2 com sua obra, fazendo assim, uma relação de ocupação literal entre o espaço físico e o espaço limitado ocupado pela mulher na sociedade. Essas artistas vêm, com suas poéticas, realizando obras e intervenções em espaços públicos e institucionais.
ARFOC - SP
13/05, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
A Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo, ARFOC-SP, é uma sociedade civil de cunho cultural, sem fins lucrativos e destituída de caráter político-partidário. A ARFOC-SP tem como objetivo incentivar e
desenvolver ações culturais no estado de São Paulo, representando seus associados nas questões relacionadas à imagem fotográfica e cinematográfica. Para isso, a ARFOC-SP promove cursos, seminários, palestras e exposições relacionados ao fotojornalismo, telejornalismo, direito autoral entre outros temas que visam o aprimoramento profissional e difusão cultural.
FOTÔ EDITORAL E LOVELY HOUSE
18/05, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
FOTÔ EDITORIAL
Criada em outubro de 2016, a Fotô Editoral tem como objetivo a produção de livros de fotografia autoral e de reflexão acerca do estatuto da imagem contemporânea. Com 35 fotolivros já editados em seu catálogo, a Fotô é uma parceria entre o curador Eder Chiodetto, a pesquisadora Fabiana Bruno e a artista Elaine Pessoa.
LOVELY HOUSE
A Lovely House é uma casa de publicações com o coração pulsando pelos criativos. Concentra seus esforços em pesquisar e divulgar trabalhos editoriais sobre arte, fotografia e design, abrindo grande espaço para os títulos e autores independentes em sua curadoria.
A seleção do que é exposto na Lovely House, offline e online, é feita por Luciana Molisani e José Fujocka. O casal, que idealizou e colocou em funcionamento a casa de livros e editora desde agosto de 2018, prioriza a qualidade conceitual, editorial e gráfica, tendo como protagonistas obras contemporâneas.
O espaço ainda abriga lançamentos e pequenos encontros com autores ou convidados especiais com a intenção de discutir processos criativos, articular ações culturais e debater a produção de vanguarda.
LÉO LIMA E THAIS ALVARENGA
27/05, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Nesta quinta-feira, 27 de maio, às 19h, o FFP21 traz uma conversa de João Kulcsár com Léo Lima, de 33 anos, que desenvolve um trabalho fotográfico, há 13 anos, na favela onde nasceu e cresceu, a favela do JACAREZINHO, e com Thais Alvarenga, fotógrafa documentarista, nascida e crescida na favela da Vila Kennedy, na cidade do Rio de Janeiro, integrante da Coletiva Negras e uma das idealizadoras do Projeto Encontro das Manas.
BRUNO WEIS, VICTOR MORIYAMA DANIEL KLAJMIC
10/06, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
A próxima live do FFP21 acontece nesta quinta, 10 de junho, às 19h, trazendo em cena a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente. Estarão presentes o coordenador de Comunicação do ISA, Bruno Weis e os fotógrafos, Victor Moriyama e Daniel Klajmic que conversarão com João Kulcsár.
Bruno Weis é filho de jornalistas e pai de dois meninos, ele nasceu e cresceu em São Paulo, onde se formou em Jornalismo na PUC. Trabalhou como repórter e editor em revistas semanais e mensais até integrar pela primeira vez o Instituto Socioambiental (ISA) em 2004, como repórter do site. Após passagem pelo Greenpeace Brasil, retornou ao ISA em 2016 para assumir a coordenação da Comunicação. Ama viajar, cozinhar, dançar e andar de bicicleta.
O fotojornalista Victor Moriyama cobre a América do Sul e a floresta amazônica para a imprensa internacional e ONGs. Suas obras são baseadas em uma fotografia humanista comprometida em documentar os processos de violência que prevalecem nas relações sociais e ambientais no Brasil. Victor criou em 2019 o projeto @historiasamazonicas, uma comunidade de fotógrafos latino-americanos empenhados em documentar os processos contemporâneos que ocorrem na Amazônia e definir o presente.
Daniel Klajmic foi desenvolvendo sua fotografia sempre com ênfase no humano, passeando da moda para o retrato (portrait) e, mais recentemente, a fotografia documental. Ele começou sua transição da fotografia para o filme quando ingressou no time de diretores da Prodigo Films, em 2014. Atua como diretor de cena na mesma produtora, onde, recentemente, dirigiu o documentário “Primavera Feminina” para o Instituto Socioambiental na Amazonia. Seu projeto mais recente foi a direção de uma série documental de 10 episódios com participação do Dr. Dráuzio Varela chamada Quanto Mais Cedo, Maior.
Mais uma conversa imperdível!
VANESSA PATAXÓ E GENILSON GUAJAJARA
17/06, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Nesta quinta-feira, dia 17 de junho, às 19h, o Festival de Fotografia de Paranapiacaba traz uma conversa com Vanessa Pataxó e Genilson Guajajara sobre o tema “Fotografia & Povos Indígenas”. O bate-papo será transmitido pelas redes sociais do Festival de Fotografia de Paranapiacaba e conduzido por João Kulcsár.
Vanessa Pataxó, pertence à aldeia Pataxó Coroa Vermelha localizada no extremo Sul da Bahia. Cursando Fisioterapia pela UFBA, faz parte dos coletivos Pet Comunidades Indígenas, MUPOIBA, Sarã Pataxó e CONJUPAB.
Genilson Guajajara é formado em cinema indígena VNA (vídeos nas aldeias), além de ser integrante do coletivo Pinga Pinga e colaborador do Mídia Índia.
Fique de olho na nossa programação!
MOARÁ TUPINAMBÁ E BÁRBARA MILANO
24/06, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Aproximar e gerar diálogos entre saberes e perspectivas diversas é um dos nossos princípios. Nessa linha, convidamos para o próximo encontro Moará Tupinambá e Bárbara Milano, do Coletivo Nacional Trovoa. O debate mediado por João Kulcsár está agendado para a próxima quinta-feira, 24 de junho, às 19h.
PENNA PREARO E DENISE CAMARGO
13/07, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Nesta terça-feira, dia 13 de julho, às 19h, teremos uma conversa com Penna Prearo fazendo uma Retrô - Perspectiva de seu trabalho e falando um pouco do livro “Jornada do Alumbramento de Apollo”, comentado pela fotógrafa e artista visual Denise Camargo, mediado por João Kulcsár, ao vivo nas redes do Festival de Fotografia de Paranapiacaba.
RATÃO DINIZ E DANTE GASTALDONI
15/07, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Convidamos para a próxima live do FFP, o fotógrafo Ratão Diniz e o jornalista e cientista social Dante Gastaldoni, para um bate-papo sobre o Coletivo Fotografia Periferia e Memória, que vem atuando em todo o país desde 2015. Aproveite a oportunidade para ver, nem que seja de longe, importantes nomes da fotografia! O encontro será às 19h, no Instagram, Facebook e YouTube do FFP21, na quinta-feira, 15, com mediação do João Kulcsár.
ROBERTO LINSKER
22/07, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Nesta quinta-feira, 22 de julho, às 19h, o Festival de Fotografia de Paranapiacaba conversa online com o editor da Terra Virgem Roberto Linsker sobre a idealização do livro “ARCHIPELAGO”.
A obra é resultado de uma criação coletiva com a participação de 20 artistas: Alex Flemming, Ana Augusta Rocha, Bernardo Ceccantini, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Cris Bierrenbach, Cristiano Mascaro, Edu Simões, Fausto Chermont, Gal Oppido, Guto Lacaz, João Castilho, Julio Bittencourt, Luiz Baltar, Marcelo Macca, Maureen Bisilliat, Roberto Linsker, Rochelle Costi, Stephan Doitschinoff e Valdir Cruz.
ROSA GAUTINO E YARA SCHREIBER - LANÇAMENTO DE LIVROS
27/07, terça, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Nesta terça-feira, dia 27, às 19h, João Kulcsár receberá as fotógrafas Rosa Gauditano e Yara Schreiber, duas convidadas especiais falando sobre suas trajetórias e sobre seus últimos livros recém publicados: A Mesma Luta - Movimentos Sociais 1974-1984 e Hildegard Rosenthal e Alice Brill, Fotógrafas de além-mar, cosmopolitano e modernidade nos olhares sobre São Paulo.
KARINE ARAUJO E NÁGILA GONÇALVES - CARCARÁ FOTO CONFERÊNCIA
29/07, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Convidamos para o próximo encontro Karine Araujo e Nágila Gonçalves, da Carcará Foto Conferência para falar sobre as construções narrativas da imagem e periferia. O debate mediado por João Kulcsár está agendado para a próxima quinta-feira, 29 de julho, às 19h.
Idealizada por artistas e pesquisadores da imagem situados na periferia urbana da cidade de Fortaleza, a FotoConferência Carcará propõe reunir fotógrafes, artistas visuais e intelectuais da imagem das diversas camadas de Periferias (território, gênero, etnia, orientação sexual, raça, etc) do país, com uma programação que tenciona diversos debates a partir da imagem.
MÁRCIA CHARNIZON E IRMINA WALCZAK
12/08, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Convidamos para a próxima live do FFP, as fotógrafas Irmina Walczak e Márcia Charnizon para um bate-papo sobre o território da família e Centennials, novo trabalho de Márcia. O encontro será às 19h, no Instagram, Facebook e YouTube do FFP21, na quinta-feira, 15, com mediação do João Kulcsár.
Márcia começou a fotografar em 1983, combinando práticas artísticas diversas (fotografia, vídeo, escrita e arte sonora). Tem uma especial atuação no campo da criação de memória e a produção de novos sentidos com a fotografia documental de família, com trabalhos reconhecidos no Prix de la Photographie Paris, de 2009 a 2011. Seu livro “Memorabília da Casa do Azevedo” recebeu o XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. A artista se interessa pelas forças afetivas, o movimento que elas provocam e como isso dialoga com questões da vida contemporânea.
Irmina é doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Sua produção é dedicada às relações familiares, intimidade e aspectos do cotidiano. Seus estudos sobre a condição da criança na contemporaneidade, sua corporeidade e suas formas de ser na natureza resultaram no livro “Retratos pra Yayá” com a co-autoria de Sávio Freire. Ela cria representações de si mesma como mãe e debruça-se sobre como essa experiência marca seu corpo e molda sua identidade. Vencedora do FotoFestival Open Call 2020 e Head On Portrait Award 2018; finalista do Meitar Award for Excellence in Photography 2020 e LensCulture Portrait Award 2016 entre outros. Mãe de três, editora-chefe da Clan Magazine, desde 2017 leva uma vida nômade.
ERIKA ZERWES E HELOUISE COSTA
19/08, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Para conversar sobre o livro “Mulheres Fotógrafas/Mulheres Fotografadas – Fotografia e gênero na América Latina” convidamos para a próxima live do FFP, as organizadoras do livro, Helouise Costa e Erika Zerwes. O encontro será às 19h, no Instagram, Facebook e YouTube do Festival, na quinta-feira, 19, com mediação do João Kulcsár.
EGBERTO NOGUEIRA E WALTER FIRMO
16/09, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Convidamos para a próxima live do FFP, os fotógrafos Walter Firmo e Egberto Nogueira para um bate-papo incrível sobre fotografia brasileira. O encontro será às 19h, no Instagram, Facebook e YouTube do FFP21, na quinta-feira, 16, com mediação do João Kulcsár.
LES TERRITOIRES DE L’EAU - RAPHAEL ALVES, MARCIO BORSOI, NILMAR LAGE, MERGULHA E VOA, SHEILA OLIVEIRA
23/09, quinta, às 19h
Local: Nas redes sociais do Festival
Convidamos para a próxima live do FFP, os fotógrafos e fotógrafas selecionados da Convocatória Ensaio, são eles: Raphael Alves – Marcio Borsoi – Nilmar Lage – Mergulha e Voa – Sheila Oliveira. João Kulcsár, conduz a conversa transmitida via IG, FB e YT do festival